Dos dias 13 à 16 de outubro de 2011, Seabra sediou o I Simpósio Internacional de Baianidade, que trouxe para a cidade e região, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o conceito de Baianidade a partir do olhar de renomados pesquisadores do Brasil e exterior.
A abertura do evento, ocorrida dia 13, contou com a presença do professor-doutor, Muniz Sodré, o qual realizou a conferência “A maneira de estar no mundo”. Além dele, Gildeci Leite homenageou alguns dos participantes do Simpósio com condecorações por se destacarem em suas áreas de atuação. Dois dos homenageados foram os professores-doutores, Júlio Braga e Muniz Sodré.
Durante os dias de evento ocorreram palestras, mini-cursos e conferências no Ces (Centro Educacional de Seabra). A palestra “A Bahia Lítero-Musical”, mais esperada por todos, teve a presença do escritor Antonio Torres, do poeta e músico José Carlos Capinam e do presidente do Olodum, João Jorge.
A UNEB também foi sede de atividades. Lá foram exibidos os filmes “Jardim das Folhas Sagradas” e “Bahêa Minha Vida”, que enfatizaram bem a verdadeira face Baiana.
Para descontrair e integrar os participantes do Simpósio, na Praça de Eventos houve as apresentações de Mateus Aleluia, Grupo Chorinho Labuta e do consagrado músico e artista do nosso país, Xangai. O SINBahianidade ficará marcado no calendário da região, pois além de trazer conhecimento para a população, possibilitou também a geração de renda para os comerciantes Seabrenses.
Priscila Rosa de Souza